São Nicolau: SCM e autarquias promovem formação sobre “Direitos de autores e direitos conexos
Escrito por Redacçao em 9 de Junho, 2023
A Sociedade Cabo-verdiana de Música promove durante uma semana em São Nicolau acções de formação sobre “Direitos de autores e direitos conexos – como gerar rendimento económico através da gestão colectiva de direitos”, destinada a agentes culturais ligados à música e diversas autoridades da ilha.
Em declarações à Inforpress, a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, explicou que o objectivo é “trazer informações” sobre a gestão colectiva dos direitos autorais para os autores e artistas locais.
“Mas também capacitar os parceiros utilizadores de música e os técnicos das duas câmaras municipais da ilha e a Polícia Nacional, que são os nossos parceiros, no sentido de começarmos a prestar os serviços da SCM através dos municípios, permitindo-nos estar mais próximo de quem representamos”, afirmou.
Segunda a mesma fonte, esta é uma oportunidade para a Sociedade Cabo-verdiana de Música “aumentar exponencialmente” o número de artistas e autores da ilha inscritos na SCM.
“Mas também explicar aos artistas locais quais as vantagens de fazerem parte de uma entidade de gestão colectiva e como proteger a sua propriedade intelectual, garantido que eles sejam renomeados, sempre que a sua obra seja utilizada”, realçou.
Solange Cesarovna garante que a SCM estará também a apresentar a sua plataforma digital de gestão de direitos, onde os artistas podem acompanhar todo processo de registo das suas obras e quando foram utilizadas.
As acções formativas enquadram-se no âmbito das relações institucionais e da materialização dos protocolos em vigor entre a Sociedade Cabo-verdiana de Música e as Câmaras Municipais de Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau e contam com o financiamento da Cooperação Luxemburguesa.
Fonte: Inforpress