Portugal: Raiz Di Polon, Mário Marta e Hilar actuam no festival Jardim de Verão na Gulbenkian
Escrito por Redacçao em 15 de Junho, 2023
Raiz Di Polon, Mário Marta e Hilar são os nomes cabo-verdianos confirmados para o festival Jardim de Verão que acontece no Jardim Gulbenkian, em Lisboa, de 23 de Junho a 09 de Julho.
De acordo a organização, o Jardim Gulbenkian volta a abrir as suas portas para “acolher os sons, as histórias e as memórias trazidos por uma série de artistas das mais diversas origens, proveniências e ascendências”, desde Luanda a Bissau, de Brasília à Cidade da Praia, e do Mindelo às periferias da Grande Lisboa.
Ao longo de três fins de semana, o Jardim das Ondas, o Sítio da Oliveira e o Anfiteatro ao Ar Livre (Gulbenkian) serão palco de mais de 30 concertos, “com os ritmos, as cores e as sonoridades” do kuduro e do afro house, do afrobeat e do hip hop, do fado e da música tradicional cabo-verdiana e guineense, passando pelo R&B, o rap, a pop, a soul, o jazz e a música popular brasileira.
A actuação de de Raiz Di Polon, com o “Coração de Lava”, inspirado no livro homónimo de José Luiz Tavares e Duarte Belo, está marcada para o dia 23 de Junho, pelas 18:30, no Anfiteatro ao Ar Livre do Jardim Gulbenkian.
No mesmo local, Mário Marta actua no dia 02 de Junho, a partir das 17:00, assim como Hilar que sobe ao palco logo depois, às 18:30, no Jardim das Ondas do Jardim Gulbenkian.
“Acima de tudo, o Jardim de Verão 2023 será um lugar de cruzamento e partilha, um jardim de sotaques carregados, onde ninguém se sentirá estrangeiro”, diz Dino D’Santiago, que mais uma vez assume a curadoria com a Lisboa Criola.
Além da música, com concertos gratuitos, haverá workshops de artes-plásticas, também gratuitos, para as crianças, sendo que no dia 29 de Junho, terá lugar uma conversa com a filósofa política e activista brasileira Djamila Ribeiro.
Além dos cabo-verdianos, entre os artistas que vão subir ao palco encontram-se nomes como David Cruz x João Pina (Portugal de ascendência cabo-verdiana), Gabe x Raissa e Libra (Portugal), Niikology (Angola), Remna (Senegal), Eneida Marta (Guiné-Bissau), Bia Ferreira e Ive Greice (Brasil), Aline Frazão (Angola), entre muitos outros.
Em 2022, Kady, Batukadeiras X, Banda Monte Cara e Acácia Maior foram os nomes cabo-verdianos que actuaram no festival Jardim de Verão que aconteceu no Jardim Gulbenkian, de 24 de Junho a 10 de Julho.
Fonte: Inforpress