São Nicolau: Professores e deficientes visuais no Tarrafal capacitados em escrita e leitura do sistema Braille
Escrito por Redacçao em 15 de Julho, 2023
Um grupo de onze professores e alunos concluíram hoje no município do Tarrafal de São Nicolau uma formação de escrita e leitura do sistema Braille.
A acção formativa, que teve a duração de três meses e uma carga horária de 54 horas, foi promovida pela Delegação do Ministério da Educação no Tarrafal.
Em declarações à Inforpress, o formador e deficiente visual, João Araújo, realçou a importância do ensino do braille para os alunos com necessidades especiais bem como aos professores.
“Tenho reafirmado sempre a necessidade do ensino principalmente para os professores e alunos com deficiência visual, por isso apelo a todos os pais cujos filhos tenham essa deficiência que apostem no ensino do Braile”, sublinhou.
Segundo o mesmo, nos últimos anos tem formado dezenas de professores e alunos, mas alerta para a necessidade de se continuar a apostar na formação.
Por sua vez, a delegada do Ministério da Educação no Tarrafal, Ivanilda Spencer, afirmou que a formação é de “grande importância” pois trata-se de mais uma ferramenta que os professores têm para promover a inclusão dos alunos.
“O nosso concelho tem trabalho para ser um concelho inclusivo e sabemos que um dos lugares onde as crianças podem socializar é nas escolas e com esta formação os professores estão capacitados para ajudar os alunos na sua socialização e no processo de aprendizagem”, afirmou.
Já a professora Dilma Gomes, que participou da formação, salientou que a mesma os permite estar melhor capacitados para trabalhar com os alunos com deficiência visual.
Fonte: Inforpress