Faixa Atual

Título

Artista

São Nicolau: Deficiente distribuição de electricidade condiciona a conservação do pescado na localidade de Carriçal (c/áudio)

Escrito por em 17 de Julho, 2023

A deficiente distribuição de electricidade na localidade do Carriçal, ilha de São Nicolau, tem causado vários constrangimentos à população local, sobretudo a nível da conservação do pescado, apurou hoje a Inforpress.

A informação foi avançada pelo vice-presidente da associação comunitária local, Manuel do Rosário, que avançou que o parque solar existente nesta localidade já não dá resposta à demanda do consumo da comunidade.

“Há a necessidade de se ampliar o campo solar com mais baterias e mais painéis solares e até pensar em outras alternativas de produção de energia, como a eólica, tendo em conta que o actual já não dá conta do recado”, afirmou.

Segundo relatou, nos dias de muito sol, quando as baterias conseguem recarregar normalmente, a população tem energia nos períodos das 10h00 às 16h00 e das 19h30 até por volta das 23h:00.

Contudo, segundo o mesmo, este período é “insuficiente” para manter a refrigeração das arcas, sobretudo nesta época do ano em que se registam altas temperaturas, o que acaba por causar constrangimentos aos pescadores e peixeiras na conservação dos seus pescados.

“Temos um motor que reforçava o fornecimento de energia, contudo, há cerca de dois ou três meses que a Câmara Municipal não envia combustível para abastecê-lo e não sabemos por que motivo”, realçou.

Manuel do Rosário vincou que a situação torna-se mais preocupante pois aproxima-se a época das chuvas em que, geralmente, a localidade fica isolada por dias impedindo assim as peixeiras de virem a Ribeira Brava vender o seu peixe, e sem energia para conservar o pescado “podem perder o seu único sustento”.

Fonte: Inforpress


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista