São Nicolau: Responsável local do PAICV questiona demora na entrega das obras do cais de pesca do Tarrafal
Escrito por Redacçao em 22 de Setembro, 2023
A presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV, na ilha de São Nicolau, Magui Arlene Almeida, questionou hoje o porquê da demora na entrega/inauguração das obras do cais de pesca do Tarrafal.
Segundo a presidente da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) em São Nicolau, a obra, que arrancou em Outubro de 2021, tinha um prazo inicial de execução de oito meses, só veio a ser concluído em meados deste ano.
Contudo, apesar da sua conclusão, há mais de dois meses, o mesmo ainda não foi entregue à população o que tem causado “diversos constrangimentos aos armadores e pescadores”.
Conforme esta responsável política, os armadores e pescadores são obrigados a utilizar o cais de cabotagem para carga e descarga do pescado, o que muitas vezes causa “inúmeros constrangimentos”.
“Muitas vezes as embarcações são obrigadas a pararem as suas actividades para dar lugar aos navios de cabotagem o que provoca atrasos e constrangimentos, que também afectam, de que maneira!, a nossa fábrica de conservas SUCLA”, realçou.
Magui Arlene Almeida denunciou ainda que a gare marítima do porto do Tarrafal funciona num armazém, sem nem uma “condição” para receber os passageiros que saem ou entram na ilha ou mesmo os passageiros em trânsito.
Ainda no sector das pescas, a presidente da CPR do PAICV em São Nicolau questionou ainda o facto de os pescadores locais não serem beneficiados com políticas para o sector das pescas, como a fibragem de navios e entrega de outras matérias, como acontece em outras ilhas.
Magui Arlene Almeida falou à imprensa no final de uma visita que efectuou à Enapor, acompanhada do deputado nacional do PAICV na ilha, para se inteirar do funcionamento da instituição.
Fonte: Inforpress