São Nicolau: Casal de jovens empreendedores inaugura Centro de transformação de frutas
Escrito por Redacçao em 23 de Janeiro, 2024
“Duarte e Leal” é o nome do centro de transformação de frutas, inaugurado hoje na localidade da Fajã, iniciativa do casal de empreendedores Adrizia e Sandinel.
Segundo Adrizia Duarte, a inauguração do centro é o “realizar de um sonho” e visa valorizar os produtos locais, bem como importar frutas de outras ilhas para serem transformadas no centro.
“Neste momento vamos trabalhar com matéria prima daqui de São Nicolau, mas também pretendemos trazer frutas de outras ilhas para serem transformados e também introduzir o cultivo das mesmas aqui na ilha”, afirmou.
Adrizia Duarte sublinhou que a ideia é colocar no mercado regional e nacional um produto de alta qualidade e com certificação e prevê, com o passar do tempo, empregar mais seis jovens.
A inauguração do centro foi testemunhada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia que afirmou que esta iniciativa mostra que é possível que os jovens empreendam na ilha de São Nicolau e contribuam para a geração de emprego.
O governante apelou aos jovens da ilha de São Nicolau a empreenderem em sectores como a agricultura, a pesca, o turismo, as indústrias criativas e a apostaram na certificação dos seus produtos para poderem colocar os seus produtos no mercado turístico.
“O plano do Governo é ajudar a fazer acontecer, o Governo não faz directamente, são os jovens que têm de ter atitude e conhecimento para poderem ter projectos bem montados e o estado ser agora facilitador e criador de oportunidades”, sublinhou.
O centro de transformação de frutas é um investimento do casal Adrizia Duarte e Sandinel Leal e conta com o financiamento da Pro-empresa.
Fonte: Inforpress