Cabo Verde avança no Mundial de Andebol: Vitória histórica sobre Cuba!
Escrito por Redacçao em 20 de Janeiro, 2025
A seleção de Andebol masculino de Cabo Verde fez história neste domingo ao vencer a equipa de Cuba por 38 a 28, garantindo sua passagem para a próxima fase do Mundial de Andebol. Este triunfo não apenas destaca o talento e a determinação dos nossos atletas, mas também coloca Cabo Verde em evidência no cenário desportivo internacional.
O jogo, realizado em Zagreb (CRO), foi marcado por uma performance impressionante da equipa cabo-verdiana, que se destacou tanto na defesa quanto no ataque. Com uma estratégia bem definida e um espírito de equipe exemplar, os jogadores mostraram que estão prontos para enfrentar qualquer desafio.
Era uma partida de tudo ou nada tanto para Cabo Verde quanto para Cuba. Ambos vinham de duas derrotas e em jogo estava a permanência no torneio. Os dois lados precisavam, portanto, vencer.
Os africanos saíram na frente logo aos 45 segundos e deram o tom do confronto, com alto poder ofensivo, além da eficiência. A partir dos 20 minutos, estabeleceram e souberam manter uma vantagem de cinco gols. Bruno Landim (CPV), Alexandre Pereira (CPV), Paulo Moreno (CPV) e Leandro Semedo (CPV) conduziram as ações de um já confortável triunfo parcial ao intervalo, por 20 a 14.
Cabo Verde aumenta ritmo no segundo tempo e obtém vitória sem sustos
Os “Tubarões Azuis” (apelido da seleção de Cabo Verde) voltaram para o segundo tempo com um jogo muito mais intenso. Em cinco minutos, marcaram cinco gols, para uma reação cubana que tentava de tudo para conter o forte ataque africano.
Em um dos poucos momentos de descuido na parte defensiva, Samuel Cordies (CUB), Victor Dawkins (CUB) e Ronaldo Almeida (CUB) aproveitaram as chances e balançaram as redes a favor de Cuba em três ocasiões consecutivas, diminuindo a diferença para 26 a 20, com 10 minutos.
Foi o suficiente para recolocar Cabo Verde em quadra. Experientes, Edmilson Araújo (CPV) e Bruno Landim (CPV) marcaram logo depois, abrindo oito gols à frente. Em dois minutos, Délcio Pina (CPV) fez dois e Bruno Semedo (CPV) marcou um, levando a vantagem para nove. Aos 24, Gualther Furtado (CPV) deixou Cabo Verde com 10 gols de diferença (34 a 24).
Muito bem na defesa, Cabo Verde não permitiu uma já cansada Cuba criar oportunidades. Pouco antes do encerramento, o lateral Anderson Rocha (CPV) e o ponta Gilson Correia (CPV) ampliaram. No entanto, na última volta do cronômetro Samuel Cordies (CUB) e Dariel Garcia (CUB) reduziram, dando números finais em vitória de Cabo Verde por 38 a 28.
Com o resultado, a seleção africana assegura a terceira colocação do grupo G e lugar no “Main round” do Mundial masculino 2025.
O ponta Alexandre Pereira (CPV), que atua no clube português Os Belenenses, foi o máximo goleador cabo-verdiano: balançou as redes em oito ocasiões. Leandro Semedo (CPV) foi eleito o melhor em quadra.
Élcio Fernandes, goleiro cabo-verdiano autor de 11 defesas no primeiro tempo, sentiu o joelho direito aos seis minutos da segunda parte, saindo de quadra carregado.
Esta foi a segunda vitória de Cabo Verde em toda a história de três participações em Mundiais (2021, 2023 e agora 2025). Em 2023, triunfo de 33 a 25 sobre o Uruguai, ocasião qem que avançaram – e pararam – no “Main Round”.
Mundial de Handebol Masculino 2025: campanha de Cabo Verde na primeira fase
- 16 de janeiro (quinta-feira) – Cabo Verde 21 x 34 Islândia – relembre
- 18 de janeiro (sábado) – Cabo Verde 24 x 36 Eslovênia – relembre
- 20 de janeiro (segunda-feira) – Cabo Verde 38 x 28 Cuba
Compromissos de Cabo Verde na segunda fase do Mundial masculino 2025
O próximo adversário de Cabo Verde, já no “Main Round”, será a Croácia, na quarta-feira (22 de janeiro), às 16:00 (horário da cidade da Praia, +2:00 em relação a Brasília, -1:00 de diferença para Lisboa). A partida será na casa do adversário, em Zagreb, capital do país europeu. Os croatas terminaram a primeira fase na segunda colocação do grupo H, atrás apenas do Egito.
No dia 24 (sexta-feira), o time enfrentará a Argentina (terceira colocada da chave H), e no dia 26 (domingo), o Egito (líder do grupo H).
O “Main round” tem quatro grupos com seis times cada, três vindos de um mesmo grupo da primeira fase e mais outros três vindos de um outro. Os confrontos realizados na primeira fase são reconsiderados no “Main round”, ou seja, as seleções só entram em quadra para três jogos, entre equipes que ainda não se enfrentaram. É por isso que Cabo Verde enfrentará Croácia, Argentina e Egito, uma vez que já encarou Islândia e Eslovênia.
Os dois melhores de cada um dos quatro grupos do “Main round” avançam para as quartas de final, e assim sucessivamente até a final, dia 2 de fevereiro (domingo), em Oslo (NOR).
Mundial de Handebol Masculino 2025: os jogos de Cabo Verde na segunda fase
Veja as partidas de Cabo Verde no “Main Round”, pelo horário da cidade da Praia (+2:00 em relação a Brasília; -1:00 em relação a Lisboa):
22 de janeiro (quarta-feira) – Cabo Verde x Croácia – 16:00
24 de janeiro (sexta-feira) – Cabo Verde x Argentina – horário a definir
26 de janeiro (domingo) – Cabo Verde x Egito – horário a definir