Conheça Histórias Antigas da ilha de São Nicolau com o Livro “Nhô Lila”
Written by Redacçao on 21 de Maio, 2024
O livro “Nhô Lila” é uma obra literária que nos leva numa viagem ao passado, explorando as histórias antigas da ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Este livro é mais do que apenas uma coleção de histórias; é um tesouro de tradições, costumes e a rica história cultural de São Nicolau.
O autor do livro, Alexandre Soares, é natural de São Nicolau e tem uma paixão profunda pela sua terra natal e pelo seu povo. Alexandre passou anos pesquisando e coletando histórias da ilha, muitas das quais foram passadas de geração em geração através da tradição oral.
“Nhô Lila” representa a quarta obra literária de Alexandre do Nascimento Soares que nasceu em ‘Djalunga’, no dia 26 de Dezembro de 1950, pertencendo à paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no município de São Nicolau.
As histórias contidas no livro “Nhô Lila” são uma mistura fascinante de factos históricos e lendas locais. Elas retratam a vida em São Nicolau em diferentes épocas, desde os tempos pré-coloniais até o período colonial e pós-independência.
Em entrevista inforpress, o autor contou que uma das histórias mais notáveis é a de um homem de origem judaica que decidiu frequentar o Seminário, em Israel, para estudar para padre. Entretanto, um dos responsáveis do Seminário resolveu levar os estudantes para a viagem em que nem sabiam o destino e vieram parar à costa de São Nicolau, entre Carriçal e Preguiça.
Nhô Lila, como conta Alexandre Soares, ficou escondido em uma gruta na localidade de Djalunga e as pessoas começaram a espalhar notícia de haver por aquelas bandas um homem branco, com pés descalços e indumentária de padre.
“Essas são histórias que a minha mãe me contou, e por sua vez ouviu dos seus pais e estes dos seus outros antepassados e que agora quero que a nova geração conheça, que tenha noção das nossas origens, e dos sacrifícios das gentes de outrora”, sublinhou.
Assim, em quase 200 páginas, o livro retrata a vida do judeu em Cabo Verde, que chegou ao ponto de realizar missas para a comunidade local.
O livro “Nhô Lila” é uma importante contribuição para a preservação da história e cultura de São Nicolau. Ao documentar estas histórias, o autor garante que elas não sejam esquecidas e que as futuras gerações possam aprender sobre o passado da sua ilha. Além disso, o livro também ajuda a promover a literatura cabo-verdiana e a destacar a rica tradição oral do país.
“Nhô Lila” é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na história e cultura de São Nicolau e de Cabo Verde em geral. Ele oferece uma visão única e fascinante do passado da ilha, contada através de histórias que são ao mesmo tempo informativas e envolventes1.