Portugal: Maestro António Victorino d’Almeida convida Cremilda Medina para concerto de 70 anos de carreira
Escrito por Redacçao em 20 de Julho, 2023
O maestro António Victorino d’Almeida convidou a cabo-verdiana Cremilda Medina e a portuguesa Katia Guerreiro para o concerto de celebração “70 Anos de Carreira – Mornas & Fados”, a ter lugar este sábado, 22, em Valença, Portugal.
O espectáculo, que acontece no festival IKFEM (International Keyboard Festival & Masterclass), em Valença, de acordo com a agência que representa a artista cabo-verdiana, a edição deste ano que une as margens do rio Minho realiza-se na Eurocidade Valença-Tui entre hoje e o dia 25 de Julho.
Conforme a mesma fonte, vão ser seis dias em que as culturas portuguesas, espanhola brasileira, cubana e cabo-verdiana serão celebradas em 25 espaços, sendo que o concerto que vai juntar pela primeira vez em palco o português António Victorino d’Almeida, Katia Guerreiro e Cremilda Medina está marcado para as 21:30 (19:30 em Cabo Verde), no Jardim Municipal de Valença.
“Enquadrado nos 70 anos de carreira do maestro, é um espectáculo que vai unir a morna, o fado [patrimónios da humanidade] e a música clássica, entre temas tocados e cantados individualmente por cada artista, mas também não vão faltar actuações conjuntas”, explicou a agência que representa Cremilda Medina.
O IKFEM nasceu aquando da criação da Eurociudade Valença-Tui por iniciativa de ambos os municípios, com o objectivo principal de criar um espaço de enriquecimento cultural onde não existam fronteiras geográficas, culturais e estéticas.
Por um lado, a Eurocidade Valença-Tui propicia o intercâmbio cultural pela sua natureza geográfica transfronteiriça, mas também porque é a porta de entrada do Caminho de Santiago que recebe anualmente milhares de peregrinos de todas as partes do mundo.
A artista cabo-verdiana natural da ilha de São Vivente tem ainda, para os próximos meses, concertos confirmados para 11 de Agosto em Beja, no dia 14 de Outubro, em Vila Nova de Gaia e a 19 de Outubro, no Luxemburgo.
A cantora lançou oficialmente no mês de Maio, o seu segundo trabalho discográfico “Nova Aurora” com 13 temas, entre mornas e coladeiras, depois do primeiro disco “Folclore”, que saiu em 2017.
Fonte: Inforpress