Félix Lopes lança álbum “Mãe Coruja” como homenagem à música e cultura de Cabo Verde
Escrito por Redacçao em 2 de Janeiro, 2025
O cantor cabo-verdiano Félix Lopes, natural da ilha do Fogo, vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado “Mãe Coruja”, no próximo dia 25 de Janeiro, num espectáculo na Assembleia Nacional.
Inspirado por uma vida inteira dedicada à música, desde tenra idade, Félix Lopes apresenta neste trabalho uma fusão de ritmos tradicionais de Cabo Verde, como coladeira, colazouk, bandeira, morna e talaia-baxo, com influências de world music.
Em declarações à Inforpress, o artista descreveu o disco como uma “homenagem à música e à cultura cabo-verdiana”, modernizando sonoridades tradicionais para alcançar novas audiências.
O álbum “Mãe Coruja” é composto por 11 faixas, com a participação de renomados compositores e músicos cabo-verdianos, como Ney Fernandes, Antero Simas, Talulo, Júlio Correia e Lela Lopes.
Entre as canções destacou a morna “Mãe Coruja”, que dá nome ao disco, “Interro Camponês” e “Nha Desabafo”.
“Todo o meu percurso musical foi a inspiração para este trabalho. O objectivo é reforçar e valorizar a música tradicional de Cabo Verde, apresentando-a de uma forma moderna e acessível ao público contemporâneo”, afirmou Félix Lopes.
Conforme avançou o músico, o disco foi gravado num dos melhores estúdios de Boston e masterizado em Nova Yorque, com um elevado nível de investimento e a colaboração de artistas como Kim Alves.
Félix Lopes revelou que as primeiras observações sobre o disco foram muito positivas, tendo recebido muitos elogios por parte daqueles que já escutaram o álbum.
Com uma carreira marcada por colaborações com grupos como Bocarom, do Fogo, e Ferro Gaita, o cantor tem participado em diversos espectáculos em Cabo Verde e no exterior.
Em reconhecimento à sua contribuição cultural, foi distinguido com diplomas de mérito cultural pelo Estado de Cabo Verde em 2021 e pela Câmara de Brockton, nos Estados Unidos, em 2022.
Após o lançamento na cidade da Praia, Félix Lopes levará o espectáculo de apresentação do álbum a São Vicente no dia 22 de Fevereiro, com mais datas a serem anunciadas futuramente.
Durante a conversa com a Inforpress, o artista prometeu um grande show na Assembleia Nacional, garantindo muitas surpresas para os fãs.
O músico reafirmou ainda o compromisso de continuar a valorizar a cultura cabo-verdiana, elevando-a a novos patamares.
Fonte: Inforpress