Andebol: AJS aponta para competitividade e boa participação no Campeonato Nacional
Written by Redacçao on 12 de Junho, 2023
O treinador Pedro Morais está confiante numa boa prestação da sua equipa no Campeonato Nacional de Andebol, apesar dos desafios que enfrentarão com equipas teoricamente mais fortes e melhor preparadas.
O objetivo principal da AJS para esta época era vencer o Campeonato Regional de São Nicolau para se destacar entre os melhores de Cabo Verde. No Campeonato Nacional, a meta da equipa é dar o seu melhor para dignificar a ilha de São Nicolau, encarando os jogos com humildade, buscando aprender e demonstrar o talento existente na ilha.
Pedro Morais reconhece o favoritismo dos adversários devido à sua melhor organização, incentivos mais significativos, maior experiência e competição, no entanto, a equipa da AJS está determinada a competir em igualdade de condições, “olho no olho”.
O treinador também destaca as limitações e condições enfrentadas na ilha, tais como o curto tempo de preparação e realização da competição regional, o que leva a estabelecer metas mais modestas para evitar criar falsas expectativas para jogadores e equipa técnica.
A falta de tempo de preparação para a competição tem sido um desafio, com a sobrecarga de competição a resultar em lesões em alguns jogadores. Como resultado, a AJS chega ao Campeonato Nacional com uma caravana limitada com 12 dos 16 jogadores jogadores previstos inicialmente.
“Dificuldades que aumentam os desafios esperados na competição nacional, que se espera ser dura, realça Pedro Morais
Apesar de todas as adversidades, a equipa está a encarar a prova com seriedade e total foco, determinada em ter uma boa prestação no Campeonato Nacional. O desafio inaugural será contra o Palmeiras da Ilha do Sal, marcado para esta segunda feira as 16 horas no Pavilhão Vavá Duarte, na Cidade da Praia.
Vale ressaltar que o Campeonato Nacional de Andebol Sénior Feminino contará apenas com quatro equipas, em vez das oito inicialmente previstas. As equipas participantes são Palmeira (Sal), ABC (Santiago Sul), US (Santiago Norte) e AJS (São Nicolau). As representantes de São Vicente, assim como as campeãs das ilhas de Santo Antão e do Fogo, não estarão presentes.
A competição será disputada no formato de “todos contra todos”, em apenas uma volta. Nas meias-finais, o primeiro colocado enfrentará o quarto colocado, enquanto o segundo e o terceiro colocado se enfrentarão na outra partida.
Os vencedores desses confrontos se classificarão para a grande final, agendada para domingo, dia 18, no Pavilhão Vavá Duarte, na Cidade da Praia.
@ Radio Atlântico